Reunião de Diretoria_29/08/2009


INFORMES E ENCAMINHAMENTOS

1. CANAL FUTURA

O Canal Futura esteve no Cedom no último dia 28/08, para fazer uma matéria sobre nosso trabalho junto à escola. Foram entrevistados ex-alunos e alunos atuais que participam de nossos projetos, a diretora do Cedom, o Prof. Gelson Iezzi (coordenador do CDT-Cedom) e Cecília Gamboa (mãe de alunos que participam do CDT e também nossa colaboradora no cedom.net) . Consideramos que esse é um passo importante para a divulgação e o fortalecimento de nosso trabalho. Ainda não sabemos quando a matéria irá ao ar – tão logo tenhamos essa informação, divulgaremos.

2. REATIVAÇÃO DA BIBLIOTECA DO CEDOM

Conforme nosso projeto original, a partir do reinício das aulas (17 de agosto), foram retomadas as atividades da biblioteca circulante da escola. O atendimento é feito, em esquema de plantões voluntários, pelos ex-alunos Amélia Nogueira, Osvaldo Yasuda e Júlio Yasuda, contando também
com a colaboração voluntária da aluna Thaís da Silva Bragante (1° ano do Ensino Médio). Além dos plantões de atendimento, a equipe de voluntários está catalogando/informatizando o acervo. Já temos mais de 2000 livros no catálogo on line, no qual é possível fazer busca por autor ou título.

Um ponto importante a ser ressaltado é que temos mantido contatos regulares com o CRE Mario Covas (SEE), dentro de uma perspectiva de integração com o projeto oficial de Revitalização das Salas de Leitura, que deverá ser implantado no Cedom em 2010.Enquanto aguardamos essa iniciativa, pretendemos fazer pequenas melhorias no espaço físico da biblioteca, visando torná-lo mais estimulante para os usuários. Para tanto, contamos com a orientação de nosso colega, o arquiteto Walter Gonçalves, e vamos pedir a colaboração da comunidade de ex-alunos – tanto para a aquisição de materiais quanto para mutirões de reorganização do espaço.

3. FEIRA CULTURAL

De forma integrada com os professores, estamos participando ativamente da organização de uma Feira Cultural (parte do Plano Pedagógico da escola), que deverá ocorrer em outubro. O projeto Foto Vídeo Repórter do Cedom, sob responsabilidade dos colegas Mauro Rubens e Regina Azevedo, faz parte dessas atividades e prevê a realização de oficinas de edição de vídeo com os alunos interessados, tendo por objetivo documentar o evento e orientar outros trabalhos audiovisuais que serão apresentados por alunos na Feira.

4. MEMORIAL DA ESCOLA PAULISTA

A partir do contato que tivemos com o CRE Mário Covas, fomos convidados para uma conversa com a equipe do Memorial da Escola Paulista (SEE), para trocar informações e avaliar possibilidades de parceria envolvendo projetos relativos à memória do Cedom. A reunião acontecerá no próximo dia 2 de setembro.

5. CDT-CEDOM

Faremos uma reunião com os ex-alunos patrocinadores do CDT-Cedom e outros colegas interessados, para discutir a continuidade do projeto em 2010, especialmente no que se refere a novas alternativas para captação de recursos. Como data preliminar, a ser ainda confirmada, foi definido o dia 25 de setembro.

6. SITE CEDOM.NET

Foi definido um grupo de trabalho para discutir a reestruturação do site, em conjunto com Osvaldo Yasuda, Juliane de Freitas e outros participantes do Clube de Informática. Fazem parte desse grupo: Elaine Ferreira, Mauro Rubens e Regina Azevedo.

7. ANIVERSÁRIO DA AECEDOM

Estamos planejando um jantar para celebrar o primeiro aniversário da AECEDOM, previsto para novembro, solicitando aos associados sugestões de um local para sua realização, preferencialmente de algum ex-aluno que tenha um espaço do tipo Buffet, onde pudéssemos nos reunir sem pressa, contratando o serviço a um preço fixo.