AECEDOM_Relatório da Reunião Preparatória de 18/10/08


RELATÓRIO DA REUNIÃO DE 18/10/08, cujo objetivo foi discutir a proposta de criação de nossa entidade.

I – A ASSOCIAÇÃO COMO ANTIGA ASPIRAÇÃO DA COMUNIDADE DE EX-ALUNOS

 

Regina Sampaio apresentou um breve histórico da atuação dos ex-alunos no Cedom, ressaltando que a criação de uma Associação era uma idéia presente desde o início do movimento:

· A partir de encontros de confraternização entre ex-alunos, foi criada, no orkut, a comunidade “Dinossauros do Cedom” (Cedom-dinos, anos 50, 60, 70), que hoje conta com mais de 500 membros. Nessa comunidade nasceu a idéia dos Encontros Cedom Ontem e Hoje, já com a perspectiva de promover nossa aproximação com a escola e definir formas de colaboração. Ao longo de 2005 foram realizados três Encontros, todos com expressiva participação dos ex-alunos.

· Paralelamente, um grupo coordenado por nossa colega Marisa de Moraes iniciou os contatos com a equipe gestora da escola, com o objetivo de definir projetos de parceria, voltados tanto para a área pedagógica quanto para questões mais gerais (utilização dos terrenos do Cedom, piscina, etc).

· Com base nessas iniciativas, nossos vínculos com a escola foram se reforçando paulatinamente. Em 2006 foi implantado o projeto Clube de Informática, com o objetivo de viabilizar a gestão do site cedom.net pela própria comunidade escolar. Parte integrante desse projeto foi o curso de Criação e Administração de Site Web, ministrado a um grupo de alunos (ensino fundamental e médio) por nossos colegas Darcy Nogueira e Osvaldo Yasuda.

· Atualmente, nossa atuação na escola vem se dando principalmente através do site cedom.net, que conta com participação de professores, alunos e ex-alunos.

· No final do primeiro semestre deste ano, surgiu a possibilidade de implantação do projeto Centro de Desenvolvimento de Talentos – CDT lisinopril 40 mg. É em função dele que ressurge o impulso para retomar a proposta de criação de nossa entidade.

 

II – PROJETO CDT

 

O colega José Luiz Sampaio fez uma exposição sobre o projeto:
. O CDT é uma iniciativa de um grupo voluntário de professores, que já desenvolve esse trabalho há três anos em uma outra escola pública, a E. E. de São Paulo. O objetivo é dar apoio e assistência educacional aos alunos mais empenhados, através de ações que complementem a formação escolar, de forma a ampliar as oportunidades do aluno da escola pública para ingressar no mercado de trabalho e/ou prosseguir nos estudos, cursando uma universidade.

. O CDT atua através da concessão de bolsas de estudos para cursos de Informática, Inglês (conversação) e pré-vestibular; atividades de incentivo à leitura; atividades extracurriculares e culturais (organização de palestras, oficinas, visitas a museus, exposições, laboratórios, etc.) Todos os custos são assumidos pela própria equipe do CDT (inclusive custos de transporte para os alunos), que também se responsabiliza pelo acompanhamento de todas as atividades.

. O Projeto foi submetido ao Conselho de Escola e aprovado por unanimidade em reunião do dia 15/08/2008. No entanto, como os recursos do CDT são escassos, o atendimento no Cedom será limitado a um grupo de apenas 30 alunos. E é aí que entra a idéia da Associação de Ex-alunos.

. Constituída como associação sem finalidades econômicas, uma entidade dessa natureza (a exemplo do que ocorre em outras escolas públícas, como a E.E. Fernão Dias Paes e Colégio de Aplicação) poderá trazer grande contribuição não apenas para a ampliação desse projeto específico, como também para outros projetos que venham a se delinear no futuro. Tal contribuição pode se concretizar de diferentes maneiras: estabelecimento de parcerias com instituições públicas ou privadas, desenvolvimento de planos de captação de recursos e, principalmente, mobilização da própria comunidade, tirando partido pleno de sua grande riqueza e diversidade em termos de experiências profissionais.

 

III – ASPECTOS LEGAIS

 

A colega Vera Passos, advogada, falou sobre os requisitos e exigências legais para criação de uma Associação sem fins lucrativos, propondo a formação de uma comissão para detalhamento da proposta de estatuto.

Com a finalidade de estabelecer alguns parâmetros para esse trabalho, os participantes da reunião concordaram com algumas definições preliminares:

Seriam finalidades de nossa Associação:

· Congregar e promover o relacionamento social de ex-alunos, ex-professores , professores e simpatizantes da E.E.Dr. Octávio Mendes;
· Favorecer a preservação da memória da escola;
· Contribuir para integração da escola com a comunidade;
· Estabelecer parcerias com diferentes instituições, visando colaborar em questões de interesse da escola;
· Promover e apoiar ações de natureza educacional, social ou cultural, visando contribuir para o aprimoramento do ensino e o desenvolvimento dos alunos, com base nos valores de solidariedade, ética, responsabilidade e paz.

Órgãos de direção:

Além dos órgãos previstos pela legislação – Assembléia Geral, Diretoria e Conselho Fiscal – nossa Associação teria ainda um Conselho Educacional (5 a 10 membros com reconhecida experiência na área, indicados por qualquer Associado e eleitos pela Diretoria).

 

IV – ENCAMINHAMENTOS:

 

· Foram definidos dois grupos de trabalho: um para detalhar a proposta de estatuto e outro para divulgação / mobilização da comunidade para a realização da Assembléia de constituição da entidade. Cada grupo definirá seu próprio esquema de trabalho, formas de comunicação, etc.

Fazem parte do primeiro grupo: ADAGMAR ANDRIOLO; ARABELLA S. DE CASTRO; EDGARD TURATTO; JOSÉ LUIZ SAMPAIO e VERA PASSOS. Fazem parte do segundo grupo: ELAINE ROSA FERREIRA, PAULO FRANÇA PINTO CARVALHO; REGINA MARIA AZEVEDO; REGINA SAMPAIO e WALTER GONÇALVES JR.

· Como data para a realização da Assembléia Geral de constituição da entidade foi proposto o dia 29 de novembro (sábado). O Edital de Convocação deverá ser publicado com 15 dias de antecedência e a proposta final de estatuto será amplamente divulgada através de mala direta, das comunidades Cedom no orkut e dos sites cedom.net e cedom.multiply.