REUNIÃO GERAL – 7 DE FEVEREIRO DE 2009


 

Palestra da Profª Sidnéia Araújo,

Diretora do Cedom “Situação atual e necessidades da escola”.
Principais pontos:

– O Cedom está passando por uma ampla reforma – quadras, cozinha, refeitório, vestiários e piscina – e será totalmente acessibilizado para portadores de deficiência, com rampas para o teatro, elevador, banheiros acessíveis. No entanto, no que diz respeito ao teatro, ainda há necessidade de algumas reformas, não contempladas pelo projeto atualmente em andamento (reforma do teto, cadeiras e camarins). No tocante à piscina, uma vez concluída a reforma, será necessário captar recursos para garantir sua manutenção e funcionamento.
– Uma das principais questões a serem enfrentadas pela escola é garantir o funcionamento da Biblioteca, uma vez que não há funcionário para o atendimento e organização do serviço – o que, na prática, inviabiliza o acesso dos alunos ao acervo. O cargo de bibliotecário não existe nos quadros da Secretaria da Educação. Por razões de ordem legal e administrativa, também não é possível (ao menos no momento) contratar profissionais através da APM – ou mesmo da Associação de Ex-alunos.
– A Sala de Informática foi ampliada e irá funcionar nos moldes do programa Acessa Escola (detalhes no link www.acessaescola.sp.gov.br), com monitores contratados pela Secretaria da Educação.
– Quanto ao alunado, uma característica que merece ser ressaltada é o fato de, ao contrário do que ocorria no passado, a maioria morar em bairros distantes da escola, havendo ainda a expectativa de que o Cedom apresente um diferencial em relação a escolas públicas da periferia.
– A principal expectativa da escola com relação à atuação dos ex-alunos é o desenvolvimento de projetos que possam contribuir para despertar a motivação e o interesse dos alunos pelo estudo, favorecendo a sociabilidade, a integração e a construção de uma visão de futuro.
– Finalizando, a Diretora explicou que qualquer projeto a ser desenvolvido na escola deverá ser submetido à aprovação do Conselho de Escola.

PLANO DE TRABALHO 2009

– PROJETOS JÁ EM ANDAMENTO

– Site da comunidade escolar (cedom.net) – implantado em 2006, o site é mantido e administrado por ex-alunos, contando também com a participação de alguns professores, pais e alunos. É importante que esse projeto seja incrementado e aperfeiçoado em 2009, sendo necessário contar com novos colaboradores.

– Apoio ao Projeto CDT/Cedom – O coordenador do projeto, Prof. Gelson Iezzi, fez uma exposição. O CDT já está em fase de implantação no Cedom, devendo atender cerca de 60 alunos. Os custos e a operacionalização são assumidos pela equipe do CDT, sendo que a AECEDOM se empenhará em desenvolver projetos de captação de recursos para consolidar e ampliar esse trabalho, além de dar suporte e colaboração, através da participação direta de alguns ex-alunos nas atividades.

Os colegas que se identificarem com um desses projetos, poderão já se inscrever nos respectivos grupos de trabalho: GT-Site e GT-CDT/Cedom (contato: aecedom@cedom.net).

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE NOVOS PROJETOS

– Para apresentar projetos é necessário que o proponente seja associado à AECEDOM;
– Considerando as finalidades da AECEDOM, definidas em nosso estatuto,
os projetos podem ser voltados tanto para a escola e os alunos, quanto para os ex-alunos;
– Sugestões e propostas podem e devem ser encaminhadas livremente; porém, para se efetivarem como projetos, é necessário que sejam assumidas por grupo de trabalho específico, o qual se responsabilizará pela sua execução, prestando contas periodicamente à diretoria da AECEDOM;
– Os projetos devem ser encaminhados por escrito e serão selecionados pela Diretoria da AECEDOM. Aqueles que envolverem diretamente a escola e os alunos serão também submetidos ao parecer da equipe gestora do Cedom e à aprovação do Conselho de Escola;
– Os recursos que vierem a ser captados pelos diferentes projetos através da pessoa jurídica da AECEDOM serão exclusivamente direcionados a eles;
– Para facilitar a análise e seleção, as propostas devem contemplar os seguintes itens:

Sumário (com os pontos principais)
Objetivos (gerais e específicos)
Justificativa (a importância ou necessidade da proposta do projeto)
Público –alvo e n° de pessoas a serem atendidas ou beneficiadas
Operacionalização e metodologia (quando couber)
Indicadores de resultados (mensuráveis)
Recursos materiais e humanos necessários
Custo e propostas de captação de recursos
Cronograma (etapas do trabalho/prazos)

– Os projetos serão acompanhados sistematicamente pela Diretoria da AECEDOM que, por sua vez, apresentará Relatório Anual à Assembléia Geral.